Percurso

Percurso da ABPI

A Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI) foi fundada em 1980, por ocasião do I Encontro dos Professores de Italiano em Salvador – Bahia, dando vida a uma organização nacional que durante estes anos reuniu professores e pesquisadores de todas as regiões do Brasil. A cada dois anos, realiza um congresso, o que estimula a abertura de canais de difusão das atividades científico- culturais realizadas no Brasil, bem como favorecem o contato de italianistas com seus colegas nacionais e internacionais.

A ABPI já teve como sede de seus congressos as cidades de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Belém e Vitória  e, naquelas ocasiões pode contar com o apoio das universidades públicas e de entidades federais e estaduais de difusão e valorização da pesquisa, principalmente porque a maior parte dos sócios da ABPI provém de universidades federais e estaduais que possuem curso de graduação e programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) em língua e literatura italianas.

É importante esclarecer, entretanto, que também fazem parte da ABPI docentes de escolas privadas ou municipais, de escolas de idiomas , além de alunos de pós-graduação. A Associação, além disso, garante a participação de professores e alunos de outras áreas, que em uma dimensão interdisciplinar, colaboram com o crescente interesse pela língua italiana como língua de cultura.

O percurso evolutivo da ABPI demonstra que desde 1997 os congressos por ela organizados adquiriram uma dimensão internacional com os Encontros Internacionais de Estudos Italianos e as Jornadas de Italianística da América Latina, introduzidos respectivamente no âmbito do VII e do XII Congresso da ABPI, ambos realizados em São Paulo, e que reuniram professores de vários países e de remonome no campo da Italianística e da Linguistica Aplicada ao ensino- aprendizagem de línguas estrangeiras e à tradução. Estes congressos forneceram importantes contribuições no campo da pesquisa, como demonstram diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado já defendidas ou em via de conclusão e a produção de textos e manuais criados para responder as diversas exigências didáticas.

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